Estilo de vida cristão
Votado documento sul-americano sobre estilo de vida cristão |
ASN - PORTUGUÊS |
Seg, 29 de Outubro de 2012 05:19 |
O pastor Reinaldo Siqueira, que redigiu o documento, explicou que procurou enfatizar a essência da missão adventista e apresentou os conceitos bíblicos que embasam o texto. Na introdução, foi dito que “isso pressupõe que um estilo de vida específico, ordenado por Deus, é um aspecto importante no cumprimento da missão do mensageiro profético que prepara a vinda do Senhor”. O material terá duas versões: uma para os adultos e outra para os adolescentes com uma linguagem mais apropriada para a faixa etária. O documento foi elaborado a partir das orientações sobre o tema que aparecem no próprio Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia e esteve sob a coordenação dos pastores Bruno Raso, vice-presidente sul-americano adventista, e pastor Reinaldo Siqueira, reitor do Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (SALT).
São pelo menos oito áreas com destaque nesse material do Estilo de Vida Cristã Adventista: vida de santificação, crescimento espiritual, pureza moral, recreação e mídia, vestuário, joias e ornamentos, sexualidade humana e saúde. No trecho que fala de recreação e mídia, por exemplo, é sugerido que “o cristão deve evitar livros e revistas, programas de rádio, televisão, internet ou qualquer outro tipo de mídia, jogos ou equipamentos modernos cujo conteúdo possa poluir mente e coração”. Ainda sobre a mesma temática de recreação e mídia, a definição do que pode poluir é tudo aquilo que “induza ao mal e promova violência, desonestidade, desrespeito, adultério, pornografia, vícios de toda sorte, descrença, uso de palavrões e linguagem obscena, entre outras coisas”.
O documento recomenda que alguns lugares públicos são considerados inadequados para o cristão adventista como estádios esportivos, teatros e cinemas. A base para tal declaração está na Bíblia Sagrada e mesmo em ensinamentos detalhados em vários livros de Ellen White. Também afirma, falando de comportamento referente a vestuário, que “o cristão deve se vestir com modéstia, decência, bom-senso, evitando a sensualidade provocativa tão comum da moda, e sem ostentação de ouro, pérolas ou pedras preciosas, ou vestuário dispendioso”. Em breve, assim que passar por uma última revisão dos líderes sul-americanos, o documento será disponibilizado em formato eletrônico. [Equipe ASN, Felipe Lemos]
|